A fisioterapia aplicada à uroginecologia é uma das mais recentes áreas de atuação do fisioterapeuta. Tem por finalidade melhorar o controle e a qualidade da musculatura do assoalho pélvico. Arnold Kegel um ginecologista californiano, foi quem descobriu em 1948, a importância desta musculatura nas incontinências e nos prolapsos, obtendo em suas pacientes um índice de 70% de cura.
Por ser uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, a incontinência urinária de esforço (IUE) e os prolapsos genitais, são apontadas como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções visto que vários estudos têm mostrado a possibilidade desta intervenção evitar ou postergar o processo cirúrgico.
A fisioterapia uroginecológica dispõe de técnicas e recursos sofisticados que restabelecem ou melhoram o controle da bexiga e as qualidades da musculatura do assoalho pélvico, entre eles a reeducação manual; terapia comportamental; cinesioterapia perineal; cones vaginais; eletroestimulação; biofeedback; treino para esforço e reintegração às atividades de vida diária. A eficácia da fisioterapia nesta área tem muitas evidências práticas e científicas comprovadas de bons resultados.
Atendemos de forma individualizada com a maior tecnologia existente no Brasil.