PROLAPSO GENITAL
Prolapso genital é uma hérnia dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto), que deslizam para dentro ou para fora do canal vaginal. Esta doença atinge cerca de 20% das mulheres e aproximadamente 300.000 operações são realizadas anualmente nos Estados Unidos para prolapso genital. Apesar de não ser uma ameaça à vida, o prolapso genital resulta em uma alteração significativa na qualidade de vida das mulheres com esta doença.
Os órgãos pélvicos (útero, bexiga e reto) são suportados por uma "rede" complexa que incluem ligamentos, músculos pélvicos, estruturas de suporte fibroso, tecido conjuntivo e fascia que estão ligados às estruturas ósseas da pelve. À este conjunto de estruturas de suporte, damos o nome de assoalho pélvico. A maioria dos casos de prolapso genital resulta do enfraquecimento ou danos à esses tecidos de apoio, permitindo que os orgãos pélvicos “deslizem” para baixo.
Fatores de risco para o desenvolvimento de prolapso genital incluem multiparidade, partos vaginais difíceis, idade, história familiar de prolapso genital exercício fisico intenso e crônico, histerectomia prévia e condições que aumentam cronicamente a pressão intra-abdominal, como obesidade, asma e constipação. Estima-se que pelo menos metade das mulheres que tiveram mais de uma criança terão algum grau de prolapso genital, porém apenas 10 a 20% se queixam de sintomas.
Os sintomas de prolapso são diferentes de acordo com os órgãos envolvidos (útero, bexiga ou reto) e da gravidade do prolapso.
Os principais sintomas são a sensação de uma massa ou protrusão no interior da vagina , popularmente chamada de “bola“ na vagina e a sensação de peso ou pressão que pode estar presente o tempo todo ou só depois de um longo período em pé ou após exercício físico pesado. Incontinência urinária, dificuldade para urinar, disfunção sexual e dificuldade para evacuar podem estar associados.
Alem desses, outros sintomas podem ocorrer com queixas vagas e inespecíficas ou até mesmo serem assintomáticas (principalmente nos prolapsos mais leves).
Existem vários tipos de diferentes de prolapso genital. O prolapso pode ocorrer isoladamente ou em combinação com um prolapso de outro órgão pélvico (bexiga, útero, reto). Geralmente mais de um órgão está envolvido. Observe na figura ao lado a Disposiçao Normal dos orgãos pelvicos (Bexiga, Utero e Reto) em relaçao a vagina
Cistocele - Fraqueza da parede anterior da vagina, junto da bexiga , possibilitando que a bexiga “despenque”/ protrua para o interior da vagina . A essa prolapso dá-se o nome de cistocele, popularmente chamado de “Bexiga Caída”.
Prolapso uterino - Fraqueza do teto vaginal (parte superior ) pode resultar em um prolapso uterino (se útero esta presente) (figura 3) ou prolapso de cúpula vaginal (na ausência de utero) e enterocele (prolapso do intestino).
Retocele - Da mesma forma , defeitos da parede vaginal posterior, perto do reto, resulta em uma retocele.